Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Cecília Meireles - Noções

Navego e navego por mares de palavras muito bem declinadas, por poemas e discursos maravilhosamente construídos, mas isso, que é bastante, não me é suficiente – e bem mais eu quero! (Será que houve em minha alocução plágio velado ou inconsciente de algum poema de Álvaro de Campos? rs).

Por isso sempre regresso às origens, aos autore(a)s que me foram apresentado(a)s ainda no começo da adolescência, por professores com quem hoje já não topamos por aí, meus queridos e queridas onde quer que se encontrem, possivelmente abraçados ao Eterno...

E claro, Cecília Meireles está no rol desses autore(a)s: a sua poesia me cala fundo n’alma, porque eu a expressar o que me vai no interno não o faria tão bem quanto ela. Como naquela letra do compositor Tunai, em melodia de Milton Nascimento (com interpolações minhas): “Certas canções que ouço [como certos poemas que leio] / Cabem tão dentro de mim / Que perguntar carece / Como não fui eu que as [os] fiz?”.

Certas Canções
(Tunais & Milton Nascimento)

J.A.R. – H.C.

Cecília Meireles
(1901-1964)

Noções

Entre mim e mim, há vastidões bastantes
para a navegação dos meus desejos afligidos.

Descem pela água minhas naves revestidas de espelhos.
Cada lâmina arrisca um olhar, e investiga o elemento
que a atinge.

Mas, nesta aventura do sonho exposto à correnteza,
só recolho o gosto infinito das respostas que não se
encontram.

Virei-me sobre a minha própria existência, e
contemplei-a.
Minha virtude era esta errância por mares
contraditórios,
e este abandono para além da felicidade e da beleza.

Ó meu Deus, isto é a minha alma:
qualquer coisa que flutua sobre este corpo efêmero e
precário,
como o vento largo do oceano sobre a areia passiva e
inúmera...

A Corrente do Golfo
(Winslow Homer: pintor norte-americano)

Referência:

MEIRELES, Cecília. Noções. In: __________. Cecília de bolso: uma antologia poética. Organização e apresentação de Fabrício Carpinejar. Porto Alegre, RS: L&PM, 2014. p. 35-36. (Coleção ‘L&PM Pocket; v. 700)

Nenhum comentário:

Postar um comentário